VÍDEO: homem é agredido com socos por PM durante abordagem em SP; agentes foram afastados após análise das câmeras corporais
30/10/2025
(Foto: Reprodução) Homem é agredido com socos por PM durante abordagem na Grande SP
Um homem de 27 anos foi agredido com socos por um policial militar durante uma abordagem na madrugada de sábado (25), em Diadema, na Grande São Paulo. A ação aconteceu no bairro Piraporinha e foi registrada em vídeo por moradores da região.
Nas imagens, um agente aparece desferindo ao menos dois golpes contra Igor André de Andrade Silva, que dirigia um Audi A3 conversível (veja acima).
O primeiro soco ocorre quando o policial, que estava de lado, se vira de repente e acerta o rosto de Igor. Cerca de quatro minutos depois, já com o rapaz imobilizado contra o capô de um carro, o agente volta a agredi-lo.
“Não é assim, não, senhor. Tira a mão do moleque, senhor. Não tem nada de errado aí, não, senhor”, grita o homem que gravou a ação.
No vídeo, é possível ouvir Igor tentando dialogar: “Meu carro tá certinho. Vocês tão me batendo aí por quê?”. Em seguida, ele leva o segundo soco. O rapaz tenta se desvencilhar da imobilização, mas é contido por outros dois policiais, que seguram suas pernas e o jogam no chão.
Em entrevista à TV Globo, Igor contou que foi abordado na porta da casa da mãe, onde mora, e agredido mesmo após afirmar aos policiais que "não devia nada".
“Lá todo mundo me conhece, na comunidade. Eu tenho uma loja de roupa, compro e vendo carro, moto... Sou trabalhador, não mexo com nada de errado, nunca fui preso”, disse.
Segundo ele, os agentes alegaram que o carro estava com uma placa adulterada. “Eles falaram que o carro não era para estar com a placa Mercosul. Colocaram no boletim que era placa adulterada, mas se puxar a placa do carro dá o carro mesmo. Então a placa não estava adulterada”, afirmou.
Igor disse que reconheceu um dos policiais o mesmo que havia o abordado, dois dias antes, na madrugada de quinta-feira (23), quando dirigia uma Land Rover.
“Os mesmos policiais já tinham me enquadrado em um posto de gasolina. Eles falaram que iam me pegar fora do posto porque lá tinha câmera”, relatou.
Homem é agredido por PM em Diadema, na Grande SP
São Paulo
PMs afastados
Ele disse que tentou pagar o licenciamento atrasado do veículo pelo aplicativo, mas o policial não aceitou. “Falei pra ele: o carro tá atrasado, mas eu posso pagar aqui agora. Ele falou: ‘não vai pagar nada, não, vai pro pátio’. Falei, beleza, pode levar. Foi nessa hora que ele pegou e já me deu um murro na boca".
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que os PMs envolvidos na ocorrência foram afastados das atividades operacionais após a análise das imagens das câmeras corporais.
"Todas as circunstâncias dos fatos são investigadas por meio de Inquérito Policial Militar (IPM) e pelo 3º Distrito Policial de Diadema. A PM reforça que não tolera desvios de conduta de seus agentes, punindo com rigor os que desobedecem aos protocolos da Corporação", disse a pasta.
"Na ocasião, um homem de 27 anos foi preso em flagrante após realizar uma manobra irregular de trânsito e desacatar os PMs. O veículo utilizado por ele possuía placas adulteradas. O homem foi levado à delegacia, onde o caso foi registrado como desacato, desobediência e adulteração de sinal identificador, e permaneceu à disposição da Justiça", aponta a nota.