Vídeo: Cliente negro é morto a tiro por funcionário após discussão por entrar com cão em supermercado no ABC
29/08/2025
(Foto: Reprodução) Cliente é morto por funcionário de mercado no ABC
Um homem negro foi morto a tiros por um funcionário após uma discussão dentro do supermercado Loyola, em Santo André, na Grande São Paulo. O caso aconteceu na terça-feira (26) e, segundo testemunhas, começou porque a vítima entrou no local com seu cachorro.
Câmeras de segurança gravaram o crime. As imagens circulam nas redes sociais e serão analisadas pela polícia (veja vídeo acima).
O nome da vítima é Felipe de Moraes de Oliveira. Ele tinha 29 anos e trabalhava como artesão e artista multicultural, além de praticar capoeira.
Nas imagens, é possível ver o momento em que Felipe está segurando o cachorro no colo quando passa pelo caixa do mercado. As filmagens não têm som, mas é possível ver que há uma discussão entre o cliente e um dos funcionários, que se aproxima.
Em seguida, Felipe deixa a sua vira-lata, chamada Zuri, no chão, e também chega próximo do funcionário, que saca a arma. O cliente ergue a roupa para mostrar que estava desarmado. Depois o empregado parece empurrar o rapaz, agredindo-o.
Felipe Oliveira (no destaque) foi baleado e morto por funcionário do supermercado Loyola, em Santo André. A fachada do estabelecimento foi pichada com a frase '+1 Assassinato. Justiça Já', após o crime
Indianara Campos/TV Globo e Arquivo pessoal
Um outro homem, que também trabalharia no mercado, aparece e tenta apaziguar os ânimos e separar os dois. Felipe e o funcionário que o agrediu batem boca. O cliente tenta chutá-lo e é baleado em seguida. O tiro atingiu a barriga da vítima.
As imagens não mostram, mas Felipe ainda prendeu seu cão e foi pedir ajuda numa farmácia vizinha, a Farma Conde, na Rua Adriático. A Polícia Militar (PM) chegou ao local e encontrou o cliente morto.
O autor do disparo se entregou em uma delegacia. O caso foi registrado como "homicídio consumado" no Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André. A Justiça decretou a prisão temporária dele por 30 dias.
O nome dele não foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Sua defesa não foi encontrada para se posicionar.
Por meio de nota divulgada à imprensa, a pasta informou ainda que o autor do crime "não possui qualquer vínculo com nenhuma força de segurança". O funcionário não entregou a arma que ele usou para matar Felipe.
Outros vídeos que circulam na internet mostram a família dele resgatando o animal (assista acima também).
Família cita racismo
Homem negro é morto em mercado de Santo André
Os parentes de Felipe disseram à equipe de reportagem que o artesão foi vítima de racismo, já que no mercado não há placas ou cartazes proibindo a entrada de animais. Ainda segundo a família, a vítima tinha ido comprar pão com sua cachorra, mas desistiu da compra ao chegar ao caixa.
O vídeo que mostra como o cliente foi morto pelo funcionário repercutiu nas redes sociais. O mercado estava aberto nesta sexta-feira (29), mas apareceu pichado com a frase: "+1 Assassinato. Justiça já".
A Bancada Feminista do PSOL protocolou um pedido junto ao Ministério Público (MP) pedindo para o órgão acompanhar as investigações policiais sobre o caso. "Trata-se do racismo estrutural que faz com que jovens negros sejam mais frequentemente vítimas de crimes violentos", informa trecho do documento.
Câmera de segurança mostra nos destaques o momento em que Felipe Oliveira foi baleado após discutir com um funcionário por ter entrado com um cão no mercado em Santo André
Reprodução
A bancada também pediu ao MP que sugira à Justiça o fechamento do supermercado. A equipe de reportagem tenta contato com o mercado Loyola para comentar o assunto. O estabelecimento ainda não se manifestou sobre a morte de Felipe. A farmácia também não se pronunciou.
Outros empregados do mercado disseram que o funcionário do Loyola que atirou em Felipe trabalha no local como "controlador de acesso". E que desconheciam que ele estava armado. Sua função, segundo eles, seria a de orientar os clientes e também ajudar a estocar mercadorias.
A SSP não respondeu à reportagem se o autor do disparo tinha autorização para o porte ou posse dela. Ele ainda não foi interrogado pela polícia para dar sua versão sobre o caso.
*Colaboraram: Gianvitor Dias, Leonardo Pinheiro, André Graça e Vinicius Requena, da TV Globo.
Familiar resgata cão de Felipe Oliveira em farmácia onde vítima foi pedir ajuda depois de ser baleada em mercado vizinho no ABC
Reprodução