Temporal derruba árvores, alaga ruas e deixa veículos ilhados no Oeste Paulista
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Chuva atinge Presidente Prudente (SP) e deixa vários pontos alagados
A chuva registrada na tarde desta quinta-feira (15), na região do oeste paulista, deixou vários pontos alagados em Presidente Prudente (SP). No município, choveu 51 mm nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Outras cidades também foram afetadas durante a madrugada.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Moradores registraram o momento em que a situação começou a se agravar. No Parque do Povo, área que costuma sofrer com alagamentos, o local voltou a ser afetado, principalmente no trecho que cruza a Avenida da Saudade.Confira o vídeo acima.
Já na Vila Furquim, um morador registrou alagamento na Rua Ceará, que, segundo ele, é um problema antigo e ainda sem solução.
Segundo a Defesa Civil do estado de SP, devido à chuva no período vespertino, foram registradas ocorrências de quedas de árvores em vias públicas e ponto de alagamento momentâneo e transitável no Parque do Povo.
Conforme os agentes, não houve relato de vítimas, desalojados ou desabrigados. Equipes permanecem em campo monitorando as áreas de risco.
Morador registrou o alagamento na Rua Ceará, Vila Furquim, em Presidente Prudente (SP)
Otávio Onozato/Arquivo Pessoal
Temporal durante a madrugada
As fortes chuvas, acompanhadas de ventos, que atingiram o Oeste Paulista entre a noite de quarta-feira (14) e a madrugada desta quinta-feira (15) alagaram ruas e causaram estragos na região.
Em Osvaldo Cruz (SP), o temporal deixou sete veículos ilhados e provocou danos em estruturas públicas e residências.
De acordo com a Defesa Civil municipal, seis automóveis ficaram presos na Rua Rondon, nas proximidades da Merenda Municipal, e um sétimo veículo foi ilhado na vicinal Alameda Gastão Vidigal, saída para a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Não houve registro de feridos.
Fortes chuvas alagam vias públicas em Osvaldo Cruz
Os ventos também provocaram danos no patrimônio público. A cobertura da arquibancada do Estádio Municipal “Breno Ribeiro do Val” foi danificada e o local precisou ser isolado por segurança.
Na Vila Esperança, uma residência foi alagada, mas os moradores não precisaram ser removidos para abrigos temporários.
Além disso, uma árvore localizada dentro do almoxarifado municipal caiu sobre a casa ao lado. Na manhã desta quarta-feira (14), a Defesa Civil realizou a retirada da árvore do local.
Em Osvaldo Cruz, uma árvore que fica dentro do almoxarifado municipal caiu sobre a casa do lado
Maycon Oliveira/TV TEM
O município ainda registrou outras quedas de árvores:
No Residencial Amarílis, uma árvore caiu sobre uma casa;
Na vicinal que liga Osvaldo Cruz a Sagres, no bairro Canguçu, a pista ficou bloqueada e precisou do apoio de equipes da cidade vizinha para a liberação;
Outros pontos de ruas e avenidas também tiveram quedas, mas o trânsito já foi normalizado.
Em Osvaldo Cruz, uma árvore que fica dentro do almoxarifado municipal caiu sobre a casa do lado
Maycon Oliveira/TV TEM
A Prefeitura e a Secretaria de Serviços Urbanos seguem monitorando áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.
Fortes chuvas causam danos no Oeste Paulista
Prefeitura de Osvaldo Cruz/Divulgação
Santo Anastácio
Em Santo Anastácio (SP), o volume de chuva chegou a 130 mm, segundo a Defesa Civil. O índice elevado provocou uma forte enxurrada na Rua Osvaldo Cruz, onde um veículo que estava estacionado e sem ocupantes acabou sendo arrastado pela força da água.
A Defesa Civil do município registrou ainda:
Queda de muro ocorrida em um imóvel na Rua Brigadeiro Tobias;
Abertura de um processo erosivo na Rua Professor Plínio Gonçalves, no Jardim Novo Horizonte;
Risco estrutural na Travessa Benedito Vieira Lopes, onde uma residência situada em nível inferior foi interditada preventivamente devido ao risco iminente de deslizamento provocado por um muro vizinho.
A Secretaria de Assistência Social foi acionada para prestar apoio aos moradores afetados pela interdição. Além disso, infiltrações e goteiras foram relatadas em um imóvel na Rua Padre Antônio Velasco de Aragon.
Apesar dos danos materiais, não houve registro de pessoas feridas em nenhuma cidade. As prefeituras seguem com equipes nas ruas para a limpeza de vias e remoção de entulhos trazidos pela enxurrada.
Fortes chuvas causam danos no Oeste Paulista
Elias Alves/Victor da Matta/Redes Sociais
Fortes chuvas causam danos no Oeste Paulista
Maycon Oliveira/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM