Saiba quem era Paulo Duarte, pintor que morreu após desaparecer no Rio Piracicaba
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Bombeiros encontram corpo de homem que desapareceu no Rio Piracicaba
O corpo do pintor Paulo Augusto Duarte, que estava desaparecido desde o último domingo (25) após tentar atravessar o Rio Piracicaba nadando, foi encontrado na manhã desta terça-feira (27) em Piracicaba (SP).
A vítima tinha 52 anos e morava em Rio Claro (SP). O corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros após três dias de buscas, e identificado por um amigo.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
LEIA TAMBÉM:
LOCALIZADO: Corpo de homem que sumiu após tentar atravessar Rio Piracicaba é encontrado pelos bombeiros
REGISTRO: Vídeo registra momento em que homem entra no Rio Piracicaba antes de desaparecer
Morador de Rio Claro, Paulo Augusto Duarte tinha 50 anos e morreu após sumir enquanto tentava atravessar o Rio Piracicaba, no último domingo (25)
Reprodução/Facebook
Paulo tinha o costume de ir ao Rio Piracicaba com frequência para pescar. Ele deixa quatro filhos: três meninos de sete, 22 e 25 anos, e uma menina de 12 anos.
O caso chamou atenção de moradores nas regiões de Piracicaba e Rio Claro. Nas redes sociais, dezenas de pessoas lamentam o ocorrido e prestam condolências aos familiares e amigos de Paulo.
"Nossa, é inacreditável que tenha acontecido isso com Paulo! Aos familiares, meus sentimentos", postou Rodrigo Cassab.
"Triste meu amigo. Sem palavras", compartilhou um amigo de Paulo. Ainda não há informações sobre velório e enterro dele.
Desapareceu enquanto nadava
Corpo de homem que sumiu em Rio Piracicaba é encontrado pelos bombeiros
O desaparecimento ocorreu na região da Rua do Porto, em Piracicaba, na tarde do domingo (25). De acordo com a Polícia Militar, equipes foram acionadas depois que a vítima foi vista tentando voltar nadando sem conseguir.
Os trabalhos de buscas em conjunto com o Corpo de Bombeiros foram encerrados no fim da noite de domingo e retomados no início da manhã de segunda-feira (26). Paulo não usava boia ou colete no momento em que entrou no Rio Piracicaba.
Corpo de Paulo Augusto Duarte foi encontrado pelos bombeiros após três dias de buscas no Rio Piracicaba
Gustavo Nolasco/EPTV
Alerta de amigo
Augusto Cardoso estava com Paulo no momento do desaparecimento. Eles saíram de Rio Claro com familiares da vítima para ver o passeio de boias na Rua do Porto, em Piracicaba.
"Quando chegamos ao local, o filho do Paulo disse: ‘papai, vou entrar um pouquinho na água’, foi á rampa dos pescadores e ficou por ali. Aí, do nada, o Paulo me falou: ‘eu vou entrar, vou atravessar’. Eu ainda disse para ele: 'não vai, não, o rio é traiçoeiro, o rio é perigoso'. Mas, ele foi entrando na água", relatou.
Vítima é Paulo Augusto Duarte, de 50 anos, morador de Rio Claro (SP)
Acervo pessoal
Augusto contou que ficou "abismado" porque o amigo vinha sempre pescar em Piracicaba. "Direto eu estava junto com ele. Quase todos os dias, estávamos aqui".
O amigo detalhou que Paulo tentou atravessar o rio, mas a correnteza o arrastou e ele tentou voltar.
"Nesse momento em que tentou voltar, ele afundou. Eu achei que ele ia mergulhar por baixo porque tinha essa mania. Inclusive sabia mergulhar muito bem, tinha uma respiração muito boa para mergulhar por baixo", recordou.
Como Paulo não voltava à superfície, a preocupação começou a surgir.
"A filha dele [que também estava no local] começou a chorar e perguntar: ‘cadê meu pai?’. Eu falei para ela: ‘calma, seu pai vai sair aqui’. Aí, vi que ele não apareceu e pensei: ‘nossa, algo de errado tem’. Comecei a ligar para os bombeiros e Polícia Militar. As equipes se deslocaram até o local", relatou.
Segundo ele, Paulo não tinha consumido bebido alcoólica e não participava do passeio de boias.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara