Primo de homem que morreu ao ser esfaqueado diz que ele havia acabado de conhecer a neta: 'Aceitação é difícil'
08/07/2025
(Foto: Reprodução) Caso aconteceu no domingo (6), no Centro de Jundiaí (SP). Suspeito foi preso. Suspeito de matar morador em situação de rua tem prisão convertida para preventiva
O primo de Claudio Bastos Junior, homem de 41 anos que morreu ao ser esfaqueado no Centro de Jundiaí (SP), na tarde de domingo (6), contou que ele havia acabado de se tornar avô e que recentemente havia viajado para conhecer a neta.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
João Paulo Melo Duarde relatou que a vivência do luto tem sido complicada para a família, principalmente porque Claudio estava em situação de rua.
"Ele estava morando havia uns 15 ou 20 dias na rua. Até pela parte do alcoolismo que ele tem, ele tomou essa decisão de ficar na rua, morando em um abrigo. [...] Na última conversa que tive com ele, faz duas semanas, falei para ele afirmar a cabeça, ver que a família está crescendo, mas são escolhas, né? Ele acabou escolhendo essa parte. Infelizmente, veio acontecer", disse João.
Homem morreu ao ser esfaqueado no Centro de Jundiaí (SP)
Arquivo pessoal
João ainda disse que Claudio estava muito feliz com o nascimento da neta e que compartilhou fotos com ela em suas redes sociais. A vítima também falava sobre mudar de vida e sair das ruas.
O primo da vítima também contou que a mãe de Claudio mora na Bahia e, por isso, não conseguiu comparecer ao velório e ao sepultamento do filho.
Claudio deixa dois filhos e uma neta. Ele foi sepultado no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Montenegro, em Jundiaí, na tarde de segunda-feira (7).
"Essa tragédia, infelizmente, acaba abalando todos nós. É revoltante, porque você vê que uma pessoa dessa [o suspeito] tem família, fez tudo consciente, tudo com certeza do que ia fazer, tudo calculado. [...] A gente tem que conviver com essa sombra. A gente espera a justiça divina, que isso aconteça, mas é revoltante, é difícil, aceitação é difícil", finalizou João.
O homem suspeito de ter esfaqueado Claudio, Guilherme Oliveira Paltrinieri, de 35 anos, havia sido preso em flagrante. A prisão foi convertida em preventiva após audiência de custódia realizada na segunda-feira.
Relembre o caso
Guilherme foi preso suspeito de esfaquear três pessoas na Rua Barão do Triunfo, no Centro de Jundiaí, na tarde de domingo. Conforme a Polícia Civil, ele teria se desentendido com as vítimas e esfaqueado as três em via pública.
Inicialmente, a Guarda Municipal informou que um homem morreu no local e que outro havia sido socorrido em estado grave, mas morrido a caminho do hospital. No entanto, a prefeitura corrigiu a informação na tarde de segunda-feira, informando que ele permanece em estado grave no hospital após uma atualização do boletim médico.
Conforme apurado pela TV TEM, as outras duas vítimas estão internadas no Hospital São Vicente de Paulo. Já o corpo do homem que morreu no local foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Em nota, a SSP também informou que o suspeito confessou o crime à GCM, alegando legítima defesa após uma suposta agressão. O caso foi registrado como homicídio consumado e tentado, no 1º DP de Plantão de Jundiaí.
A ocorrência foi atendida por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Homem foi preso após esfaquear três homens no Centro de Jundiaí (SP)
Régis Rosa/TV TEM
Homem se desentendeu com as vítimas e as esfaqueou no Centro de Jundiaí (SP)
Régis Rosa/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM