Primeira biblioteca para população em situação de rua é inaugurada em SP
01/08/2025
(Foto: Reprodução) Biblioteca para a população de rua é inaugura em SP
A cidade de São Paulo recebeu nesta sexta-feira (1°) a primeira biblioteca destinada à população em situação de rua, com mais de 8 mil livros doados.
Batizada de Wilma Lancellotti, a biblioteca comunitária fica no Centro Santa Dulce dos Pobres, na Rua Sapucaia, número 36, no bairro da Mooca, Zona Leste da capital.
O espaço foi inaugurado com a presença do padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua, e do cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SP no WhatsApp
Por enquanto, o espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Com a participação de mais voluntários, o horário deve ser ampliado.
"O principal da biblioteca não é só ter os livros e os leitores, mas ter o carinho do acolhimento. E ler com afeto, ler sabendo que é amado, acolhido e respeitado", afirmou padre Júlio à TV Globo.
Dom Odilo Scherer, Lilia Schwarcz e padre Júlio Lancellotti participaram da inauguração de biblioteca.
Reprodução/TV Globo
O nome da biblioteca foi escolhido em homenagem à mãe do padre Júlio. "Minha mãe foi quem me iniciou na leitura, na literatura. Foi um grande exemplo de amor a leitura e aos livros. Eu aprendi as letras nos livros da minha mãe", contou o sacerdote.
A escritora e antropóloga Lilia Schwarcz foi convidada para ser a madrinha da nova biblioteca, que já tem 4 mil livros à disposição e outros 4 mil na reserva.
Essas são pessoas que tem todo direito a sonhar, todo direito a se transformar, e a transformar esse Brasil. Então essa biblioteca também é uma janela para que as pessoas entendam que essas não são pessoas destituídas de cultura, de motivações e de projetos.
📚 Serviço
Local: Centro Santa Dulce dos Pobres — Rua Sapucaia, 36 - Mooca
Funcionamento: Segundo a sexta-feira, das 8h às 12h
Biblioteca vai funcionar de segunda a sexta-feira.
Reprodução/TV Globo