Hospital das Clínicas da USP se torna centro de referência internacional no combate ao câncer
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Hospital das Clínicas de SP
Divulgação/HC-FMUSP
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), representado pelo Instituto do Câncer e pelo Instituto de Radiologia, se tornou um Centro Âncora da Agência Internacional de Energia Atômica, organização vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Os centros âncora atuam como polos regionais de conhecimento especializado e treinamento.
O acordo oficial foi realizado nesta terça-feira (16) na sede da agência, em Viena, na Áustria. A coordenadora do Serviço de Radioterapia do Instituto de Radiologia, professora Heloisa Carvalho, foi quem viajou à capital austríaca para assinar o acordo.
"O reconhecimento internacional da nossa excelência científica abre portas para atrair mais investimentos estratégicos, promover inovação e, acima de tudo, ampliar o acesso dos pacientes a tecnologias avançadas e tratamentos de ponta", disse ela, em nota enviada ao g1.
A adesão do Instituto do Câncer e do Instituto de Radiologia ocorre no âmbito do programa internacional Rays of Hope – Cancer Care for All, lançado em 2022 pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Conforme o Instituto de Radiologia, o objetivo do programa é melhorar o acesso global ao tratamento do câncer, especialmente com radioterapia e serviços de diagnóstico por imagem em países de baixa e média renda.
coordenadora do Serviço de Radioterapia do Instituto de Radiologia, professora Heloisa Carvalho, foi quem viajou a capital austríaca para assinar o acordo
Divulgação
Na última semana, o Hospital das Clínicas da USP apareceu entre os 22 hospitais brasileiros no ranking World’s Best Specialized Hospitals 2026, divulgado pela revista americana "Newsweek" sobre as melhores instituições de saúde do mundo.
As instituições foram reconhecidas em áreas como cardiologia, cirurgia cardíaca, neurologia, ortopedia, gastroenterologia e oncologia, mantendo-se entre os melhores hospitais brasileiros no ranking internacional.
O levantamento é realizado anualmente por meio de uma pesquisa online mundial, que reúne recomendações de profissionais de saúde, dados de acreditação e certificações, além da Pesquisa de Implementação de PROMs da Statista.
Veja lista:
Hospitais públicos
Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas — Campinas, SP
Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) — São Paulo, SP
Hospital São Paulo – Unifesp — São Paulo, SP
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia — São Paulo, SP
Instituto do Coração (InCor) — São Paulo, SP
Hospitais privados e filantrópicos (com ou sem parceria com o SUS):
A.C. Camargo Cancer Center – São Paulo
BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo – São Paulo
Hospital do GRAACC – São Paulo
HCor (Hospital do Coração) – São Paulo
Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo
Hospital Infantil Sabará – São Paulo
Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo
Hospital Sírio-Libanês – São Paulo
Hospital e Maternidade Santa Joana – São Paulo
Hospital São Luiz Itaim – São Paulo
Pro Matre Paulista – São Paulo
Hospital Nove de Julho - São Paulo
Hospital e Maternidade Sepaco - São Paulo
Referência em saúde pública, Hospital das clínicas de São Paulo completa 80 anos