Fechado há 5 meses para reforma e sem sinal de obras, posto do IAA é alvo de reclamações em Piracicaba
06/11/2025
(Foto: Reprodução) Posto de saúde fechado para reforma há 5 meses gera problema para moradores de Piracicaba
Moradores da região do IAA em Piracicaba (SP) reclamam que a Unidade de Saúde da Família (USF) local está fechado para reformas em junho de 2025. O imóvel, segundo a população do bairro, segue sem sinal de obras em andamento no posto. O toldo está danificado e a área do imóvel tem mato.
A Prefeitura de Piracicaba informou em nota que que a unidade de saúde do IAA foi desocupada em junho deste ano por oferecer riscos à população e aos servidores e prevê nova construção. Leia nota ao final da reportagem.
Com fechamento da unidade do IAA, a procura pelo posto do Santa Teresinha praticamente dobrou. Antes das 7h, é comum ter filhas de pacientes à espera de atendimento. Antes, o local atendia cerca de 3 mil pessoas. Após o fechamento, a unidade do Santa Teresinha passou a operar com demanda média de 6 mil.
A unidade de saúde mais próxima é a do bairro Santa Teresinha, em Piracicaba, que fica a 2,5 km de distância para quem mora bem perto da USF do IAA, mas o bairro é maior e as distâncias variam e as pessoas demoram mais para chegar on posto de referência.
Posto de Saúde do IAA está fechado para obras há cerca de 5 meses em Piracicaba e gera reclamações
Edijan Del Santo/EPTV
A equipe da EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, fez o percurso entre os pontos. De carro, são cerca de nove minutos entre o USF do IAA e o de Santa Teresinha. Mas, a pé, são mais de 40 minutos.
"Ficou mais difícil para gente. Tenho dois filhos. Para me locomover, tenho que ir até o posto de Santa Teresinha ou do Vila Sônia", disse a autônoma Amanda Alves Rosa.
Outra moradora, Jacqueline de Oliveira, também relata as dificuldades geradas pelo fechamento do posto do IAA.
"Falaram que iam reformar o postinho, mas faz uns quatro meses que está fechado. Tem bastante gente no bairro que é cadeirante, que tem pressão alta. Fica difícil de se locomoverem", diz.
A doméstica Antônia Moraes lista os desafios. "Ficou bem complicado, ficou longe para aqueles que precisam vir a pé ou de ônibus", detalhou.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
O que diz a prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba informou, em nota enviada à EPTV, que a unidade de saúde do IAA foi desocupada em junho deste ano por oferecer riscos à população e aos servidores.
"O prédio possui rachaduras de grande proporção. Em setembro, o gerente da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Affonso Amirati, esteve no local, acompanhado pela equipe da unidade, para uma conversa com os moradores", disse.
Segundo o documento, a construção de uma nova unidade deve atener moradores do bairro no espaço em que funciona atualmente o varejão municipal, ao lado do posto de saúde desativado. As obras devem ser iniciadas até o final do ano.
"Com a obra, os moradores passarão a ter assistência com maior qualidade, acesso a um número maior de especialistas e farmácia", completou.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.