Falta de água em Piracicaba: veja por que bairros seguem com abastecimento irregular em 2025
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Moradores reclamam de problemas recorrentes no abastecimento de água em Piracicaba
Os problemas no abastecimento de água em Piracicaba têm afetado moradores de diferentes regiões da cidade nesta quarta-feira (17). Em bairros como Santa Rosa e Colinas de Piracicaba, pessoas têm armazenado água em garrafas e caixas extras para garantir atividades básicas do dia a dia.
Oscilações no fornecimento de energia elétrica, acúmulo de sujeira nos rios e falhas na rede estão entre os fatores apontados pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) para as interrupções no serviço ao longo de 2025 – veja cronologia e entrevista com presidente do Semae abaixo.
A dona de casa Rosalina Silva, moradora de Santa Rosa, contou que está sem abastecimento desde sábado (13).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
“A roupa está na máquina desde sábado porque acabou a água. Ontem ninguém tomou banho em casa, porque acabou a água do depósito de mil litros”, disse Rosalina à EPTV, afiliada da TV Globo.
A vizinhança buscou soluções improvisadas, como o aposentado Valentim Silva que instalou uma caixa d’água no quintal, mas afirmou que o problema persiste. “Aqui falta água todo dia. O bairro cresceu demais e a estrutura não acompanhou”, disse.
Já Natalina Batista relatou que o abastecimento oscilou ao longo da semana. “Ficamos sexta, sábado e domingo sem água. Hoje de manhã também não tinha”, contou.
Cronologia do desabastecimento
Um dos tanques da ETA Luiz de Queiroz, que estava lotado de lodo, já limpo e o outro em fase final
Prefeitura de Piracicaba
Em janeiro, a equipe da EPTV mostrou o excesso de lodo no tanque de decantação da Estação de Tratamento Luiz de Queiroz. Na época, a autarquia responsável afirmou que trabalhava para normalizar o fornecimento.
Apesar disso, os problemas continuaram. No início do ano, havia cerca de 300 chamados na fila para reparos na rede. Vazamentos em vias públicas e falta de água nas residências ocorriam simultaneamente.
Em junho, foi anunciada uma obra emergencial de R$ 9,6 milhões para melhorias nas estações de tratamento. Mesmo assim, em setembro, uma oscilação de energia elétrica deixou 20 bairros com o abastecimento comprometido. Houve ainda registros de rompimentos de adutoras ao longo do ano.
Moradores do Colinas de Piracicaba lembraram que passaram a virada de 2025 sem água. “A casa estava cheia de familiares e tivemos que lavar louça com água da piscina”, relatou Gabriela Gomes Bergamasco.
O que diz o Semae
Obra em rede de água de Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
Ronald Pereira da Silva, presidente do Semae, afirmou que a falta d'água nos bairros Santa Rosa e Colinas é decorrente da instalação de registros.
"O Semae firmou uma parceria com uma empresa privada para a instalação de mil registros e setorização de água para melhorar a questão do reparo nessas regiões da cidade. Hoje, é preciso parar uma região muito grande da cidade para fazer o reparo em uma rede. Com a instalação desses registros, a gente vai diminuir em microdistritos essas atuações do Semae, causando menos impacto para a população”, disse.
Em relação ao bairro Santa Rosa, o Semae ainda informou que encaminhará uma equipe nesta quarta-feira para verificar o que está acontecendo. Além disso, afirmou que uma intervenção emergencial foi feita na segunda-feira (15), mas que não havia registros oficiais no sistema.
Em relação ao investimento de R$ 9 milhões realizado em junho, o presidente do Semae informou que os recursos foram aplicados em um processo de retrofit na Estação de Tratamento de Água Luiz de Queiroz, responsável por cerca de 20% do abastecimento do município.
Segundo ele, a intervenção incluiu a instalação de raspadores de lodo, que permitem a retirada do material de forma automática, substituindo o procedimento manual e contribuindo para a melhoria da produção de água na unidade.
Já sobre os 300 chamados de reparo de rede acumulados na fila em março, principalmente relacionados a vazamentos, o presidente afirmou que foi firmado um contrato com uma empresa privada para reforçar as equipes do Semae em abril. Segundo ele, a parceria permitiu melhorar os índices de atendimento e reduzir a fila de reparos e a demanda foi zerada, com chamados que permanecem na fila por, no máximo, 24 horas.
Para 2026
Obra em rede de água de Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
Para o próximo ano, estão previstas obras de troca de redes em bairros como Vila Independência, Jaraguá, região central e Santa Terezinha, além da construção de uma nova adutora na região do Cecap, informou o presidente do Semae.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba