Evento de moda mobiliza adolescentes atendidos pela Fundação Casa em Sorocaba: 'Mostrar que podem encontrar seu espaço'
02/11/2025
(Foto: Reprodução) Presidente da Fundação Casa participou da etapa final de festival de moda em Sorocaba
Um evento de design e moda mobilizou jovens atendidos nos centros da Fundação Casa no Senac, em Sorocaba, interior de São Paulo. Com foco no ensino sobre o mercado de trabalho e a geração de renda, os jovens fizeram a customização de diferentes peças de roupa, além de terem recebido prêmios pelos melhores projetos.
A atividade final foi realizada no dia 8 de outubro e reuniu mais de 40 jovens. Ao g1, Claudia Carletto, presidente da Fundação Casa, contou que essa é a terceira edição do evento, que começou como uma forma de reconhecer o talento e a criatividade dos adolescentes durante as aulas do curso de educação profissional de "Customização de Bonés e Camisetas", que é ministrado pelo Senac.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A primeira edição foi realizada na capital paulista no formato “Fashion Week”, com um desfile de roupas. Segundo a presidente, foi depois desta estreia que a proposta mudou para a customização das peças de roupas, com a participação de mais de 300 jovens desde julho, representando 35 centros socioeducativos de todo o estado.
"O curso visa mostrar para os adolescentes que eles podem encontrar seu espaço no mundo do design de moda. Os conhecimentos aprendidos durante as aulas podem ser aplicados de formas variadas, como a customização das próprias blusas, camisetas, bonés ou fazendo customizações para complementar renda, para familiares e amigos. Até mesmo como passatempo, como forma de produção cultural. As possibilidades são muitas e isso é extremamente positivo para os adolescentes", disse Claudia.
Claudia Carletto, presidente da Fundação Casa durante evento em Sorocaba (SP)
Fundação Casa/Divulgação
A presidente também explicou que o evento continuará sendo realizado anualmente, em conjunto com o Senac São Paulo. O curso de customização, inclusive, já faz parte das opções de cursos de educação profissional básica oferecidas para os adolescentes que estão em medida socioeducativa.
"Os jovens normalmente ficam bem motivados após a participação no festival. Muitos pegam gosto por personalizar seus itens, aprendem novas habilidades", acresentou Claudia.
Projeto de design e moda é realizado anualmente com jovens da Fundação CASA
Fundação CASA/Divulgação
Evento em Sorocaba
A Fundação Casa realizou a etapa final do 3º Festival de Moda no Senac de Sorocaba, com seis centros finalistas sendo: CASA Atibaia, CASA Araraquara, CASA Campinas, CASA Feminino Cerqueira César, CASA Sorocaba II e CASA Três Rios.
A abertura do evento, além de ser feita pela presidente, também contou com a participação do Gerente do Senac Sorocaba, Rodrigo Buzin Siqueira do Amaral, e da Gerente de Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, Josiane Serrano.
Os jovens puderam assistir a uma palestra sobre empreendedorismo com Ariel Franco, mais conhecido com Ariel Barbeiro, o Rei do Blindado, responsável pela criação do penteado "blindado" que combina técnicas de degradê nas laterais com um topete.
Em seguida, houve a avaliação dos looks finalistas com a banca de jurados. A seleção dos considerou os planos de trabalho que foram elaborados nas coleções e a explicação dos conceitos artísticos de cada uma. Os critérios incluem inovação, criatividade, acabamento e posicionamento de mercado.
Após as apresentações, três equipes receberam troféus e medalhas mas, segundo Claudia, todos os jovens merecem reconhecimento pela trajetória até o fim da atividade.
Terceira edição do Festival de Moda da Fundação CASA foi realizada no Senac em Sorocaba (SP)
Fundação CASA/Divulgação
Resultado do Festival de Moda
A turma de Sorocaba conquistou o primeiro lugar no concurso, com uma coleção inspirada no conceito “Amazônia Viva”. Nos looks apresentados pelos jovens, a coleção buscou valorizar a fauna e a flora com os conjuntos intitulados “Vida Selvagem da Floresta” e “Sinfonia das Aves”, assim como o artesanato dos povos originários com as “Raízes Nativas” e ainda um look de apelo à preservação do meio ambiente, com o conjunto “Amazônia em Chamas”.
Com uma coleção inspirada no conceito 'Amazônia Viva' a Fundação CASA 2 de Sroocaba (SP) ficou em primeiro lugar na ativiade
Fundação CASA/Divulgação
O segundo lugar ficou com a CASA Atibaia com a coleção “Elas Inspiram, Nós Criamos”, que celebra o protagonismo feminino na história. Algumas mulheres como Frida Kahlo, Djamila Ribeiro, Maria da Penha e a muralista, Hanna Lucatelli foram homenageadas nas peças.
O terceiro lugar do pódio ficou com a CASA Cerqueira César com a coleção “Quebrada Braba: Fé, Força e Flow", inspirada em mulheres fortes e sonhados, que enfrentam os desafios das desigualdades de gênero e classe social.
Evento da Fundação CASA premiou grupo até o sexto lugar em festival de moda realizado em Sorocaba (SP)
Fundação CASA/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM