Entenda o papel do nutricionista em competições de fisiculturismo: 'O mais importante da preparação', diz especialista
31/08/2025
(Foto: Reprodução) Entenda o papel do nutricionista em competições de fisiculturismo: 'É o mais importante da preparação', diz especialista
Arquivo pessoal
Definido como um esporte e com o objetivo de promover a evolução e a definição muscular de maneira simétrica, o fisiculturismo realiza competições e campeonatos em nível regional, nacional e internacional.
Os atletas da modalidade, que possuem o foco em alcançarem um físico à altura dos requisitos de jurados durante os torneios, precisam de uma rede de apoio e diversos profissionais envolvidos no processo de preparação, sendo o nutricionista uma das principais peças para a chegada ao pódio.
Neste domingo (31), é celebrado o Dia do Nutricionista, e o g1 ouviu um especialista em nutrição esportiva e uma atleta de fisiculturismo sobre a importância do acompanhamento profissional nas competições.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
💪🏻 Culto ao físico
Segundo Pedro Lopes, nutricionista de Garça (SP) com especialidade em esporte, a ideia de cultivar o corpo remonta aos tempos dos maiores pensadores gregos: "Sócrates dizia: 'Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força do que o seu corpo é capaz".
Eugene Sandow, um dos símbolos do fisiculturismo moderno
Natural History Museum/reprodução
Ainda de acordo com o nutricionista, esse conceito era uma base para diversos pensadores, incluindo Platão, que considerava fundamental a preocupação com o porte físico. Pedro destaca que, em sua Academia, o filósofo ensinava não apenas filosofia e questões da vida, mas também treinamento físico.
"Em português, a palavra academia tem dois sentidos: o de local de treinamento e o de instituição de ensino superior (acadêmico)", conta em entrevista ao g1.
Os ideias dessa época reverberam até os dias atuais. Pedro destaca que não apenas os pensadores, mas outras figuras que fizeram parte do fisiculturismo também são relembrados até os dias atuais, como Eugene Sandow, um dos símbolos do esporte moderno e cuja estátua é o prêmio máximo da categoria 'Open Physique' do campeonato Mr. Olympia, um dos mais prestigiados do meio.
Fantástico mergulha no universo do fisiculturismo, que exige disciplina extrema
🏋🏻 Atleta de alto rendimento
Eloísa Dumont, moradora de Lins (SP), realizou sua estreia no fisiculturismo em novembro de 2024, no Muscle Contest, em Sorocaba (SP), na categoria Wellness - voltada para mulheres com maior desenvolvimento de glúteos e coxas, mantendo o tronco mais delicado.
Entenda o papel do nutricionista em competições de fisiculturismo: 'É o mais importante da preparação', diz especialista
Arquivo pessoal
"A minha primeira preparação iniciou em agosto de 2024, antes de iniciar no fisiculturismo. Eu saí de uma obesidade onde pesava 90kg e, em 1 ano e 2 meses, emagreci em torno de 25kg. A partir daí, começamos a moldar o meu físico para o esporte", relembra Eloísa em entrevista ao g1.
LEIA TAMBÉM
Família brasileira pede ajuda para resgatar jovem que viajou à Rússia para lutar na guerra contra a Ucrânia
Anta resgatada após incêndio florestal se recupera e volta a se alimentar após tratamento em Assis
Desde o primeiro torneiro, a atleta concilia sua profissão como veterinária com a preparação, que exige pelo menos 1h de exercícios cardiovasculares todos os dias, como bicicleta e esteira, e refeições calculadas em calorias e pesagens.
"Em preparação, as estratégias são sempre diferentes, que variam conforme o meu físico vai respondendo. Nos primeiros meses o meu acompanhamento com meu nutricionista e equipe foi mensal, nas últimas semanas passou a ser semanal e, depois, até diário", explica a atleta.
Pedro ressalta a importância desse acompanhamento especializado, pois é a dieta que define o nível de definição muscular, o aspecto da pele e se o músculo vai entrar “cheio” ou não no palco: "Existem estratégias nessas dietas, como ciclos de carboidratos, que ajudam na reta final. Elas não são “saudáveis”, já que priorizam um consumo muito alto de proteínas e baixo de gordura e carboidratos".
Além disso, o nutricionista também ressalta que esses momentos são um período específico, nas 12 semanas de preparação, e não uma realidade o ano todo:
"Atleta não faz essa dieta o ano inteiro, apenas nas 12 semanas de preparação. Ao meu ver, (a dieta) é o mais importante da preparação".
🥇 Futuro no esporte
A atleta, que já está se preparando para mais um campeonato em Assis (SP) e rodou diversas cidades do interior de SP para as competições, ressalta que ter a presença de um nutricionista que garantiu um planejamento alimentar individualizado de acordo com as fases da preparação foi essencial para que alcançasse tantos resultados.
"Os planos são sempre melhorar os pontos que os árbitros nos dão nos feedbacks, melhorar o condicionamento e até chegar o dia do tão sonhado 'procard' - que é o cartão profissional que a atleta campeã ganha nos campeonatos nacionais", explica.
Mesmo com o cansaço que as competições trazem, Eloísa ressalta que ama o esporte: "Depois da minha primeira competição, eu tive certeza de que era isso que queria fazer. A sensação de você vencer a sua própria mente e chegar em uma alta performance que poucos conseguem, até porque precisa se abdicar de muita coisa, é surreal. A primeira vez que pisei no palco, parecia que já fazia isso há anos", finaliza.
Entenda o papel do nutricionista em competições de fisiculturismo: 'É o mais importante da preparação', diz especialista
Arquivo pessoal
*Sob a supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região