Durante a Piracema, homem é flagrado pescando em área proibida em Parapuã
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Homem foi flagrado pescando em local proibido e no período restritivo
Polícia Ambiental/Divulgação
Um homem foi flagrado pela Polícia Militar Ambiental, nesta terça-feira (9), em Parapuã (SP), usando um petrecho de pesca em um local onde a prática é proibida o ano todo. Além disso, a pesca está restrita por causa do período de reprodução dos peixes, a Piracema.
Durante ações da Operação Piracema, uma equipe patrulhava a área próxima à Usina Hidrelétrica (UHE) Quatiara, no Rio do Peixe, no bairro Monte Alegre.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo a polícia, no local, os policiais encontraram um homem utilizando uma tarrafa na escada de peixe, onde a pesca é proibida em qualquer época do ano num raio mínimo de 1.500 metros, independentemente do tipo de equipamento.
A equipe tentou abordá-lo e o acompanhou por cerca de uma hora e meia, mas ele conseguiu fugir pelas águas.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA TAMBÉM
VEJA REGRAS DA PIRACEMA: Valor de multas por pesca irregular cresce 86% durante a Piracema no Oeste Paulista; confira o que muda a partir de 1º de novembro
GRATIDÃO: Família encontra doadora de medula que salvou criança de 3 anos: ‘Feliz e muito grata por ajudar com um simples gesto'
MEIO AMBIENTE: Reserva de Presidente Epitácio recupera Mata Atlântica há mais de 30 anos e faz registros raros da fauna local
Ainda conforme a polícia, ao retornar ao ponto inicial da ocorrência e seguir o trajeto por onde o homem fugiu, os agentes encontraram e apreenderam uma tarrafa de nylon de 2,2 metros de altura, com malha de 80 milímetros, e um samburá com um peixe da espécie curimba. O material estava escondido na boca da escada de peixe, dentro do rio.
O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, por infringir o artigo 34 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata da pesca em período restritivo. A legislação aplicada também considerou os artigos 3º (incisos III e XIV) e 7º.
O material apreendido foi levado para a sede do Policiamento Ambiental, em Presidente Prudente. O peixe foi devolvido ao rio.
A duas semanas da Piracema, pescadores devem se atentar às restrições
Mariele Santos/TV TEM
A tarrafa foi apreendida pela polícia no local onde o homem estava
Polícia Ambiental/Divulgação
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM