Crianças resgatadas em situação de maus-tratos em Paulínia estavam sem banho há uma semana, diz polícia
12/01/2026
(Foto: Reprodução) Três crianças são resgatadas em casa com condições insalubres no centro de Paulínia
As crianças resgatadas em situação de maus-tratos na manhã desta segunda-feira (12), em Paulínia (SP), estavam sem tomar banho há uma semana, segundo a polícia. A EPTV, afiliada da TV Globo, também apurou que vizinhos davam comida e água para os três irmãos, que têm 1, 5 e 11 anos.
A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal, que chegou ao endereço após receber uma denúncia de violência doméstica envolvendo o pai e mãe. No local, encontraram muita sujeira, comida estragada e lixo por todos os cômodos (assista acima). Não havia eletricidade ou água encanada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
"A princípio eles [os pais] vão responder por abandono de incapaz e maus-tratos, com agravante de serem todos menores de 14 anos. Ainda há a questão da violência doméstica, que a mãe seria vítima da agressão do marido", destacou o delegado Ricado Zinn.
"As crianças estavam sem banho há mais de uma semana. Agora elas estão sendo encaminhadas ao IML para constatação de mordida de inseto, lesões, fazer um laudo de maus-tratos, e os pais estão presos em flagrante", completou.
Os três foram acolhidos, receberam atendimento e devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar, que tenta localizar familiares aptos a recebê-los.
Pais usuários de drogas
O inspetor da GCM de Paulínia, Alexandre Mendes, relata que os pais são usuários de drogas e que teriam deixado as crianças sozinhas durante a madrugada desta segunda. O pai também teria admitido a agressão contra a mãe.
"Encontramos a vítima do lado de fora, machucada, com o rosto todo vermelho, com sangue. De pronto, ela disse que foi agredida pelo marido e abriu a porta para os guardas entrarem. Ao entrar na residência, ele veio até a guarnição, foi algemado, colocado na viatura, assumiu as agressões".
"[Ele disse] que eles ficaram a noite inteira usando droga, ficaram para a rua. As crianças ficaram abandonadas na casa. Eles informaram que só jantaram porque os vizinhos deram comida", disse o agente.
O casal foi levado à delegacia e permanece preso.
O que diz o Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar informou que a família havia sido atendida após uma notificação de frequência escolar irregular com relação a uma das crianças. Houve uma segunda comunicação em dezembro, quando o menino de 5 anos foi encontrado sozinho na rua.
O órgão afirma que foi feita uma visita à casa e que as conselheiras só tiveram acesso à parte da frente do imóvel, onde funcionava o salão, mas não constataram nada. Diante da prisão dos pais, as crianças serão encaminhadas para uma família acolhedora.
GM resgata crianças em casa com condições insalubres em Paulínia
Guarda Municipal de Paulínia/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.