Chuvas intensas: Piracicaba tem 11 quedas de árvores, via bloqueada, fiação, caixa d'água e estação elevatória afetadas; veja locais
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Chuvas em Piracicaba: árvore de grande porte cai e bloqueia Avenida Centenário
Piracicaba (SP) registrou estragos e transtornos durante as chuvas intensas que atingiram a metrópole entre a noite desta terça-feira (9) e manhã de quarta (10).
Houve quedas de, pelos menos, 11 árvores de grande porte em 24 horas, segundo balanço da Defesa Civil, atingindo fios, bloqueando vias e causando estragos e transtornos. Um motorista ficou preso com o carro em um buraco que se abriu em rua do Campestre. Veja detalhes, abaixo.
Apesar dos estragos e transtornos, não há registro de feridos.
🌧️A cidade somou mais de 100 milímetros em volume de chuvas em um único dia, sendo um dos municípios com maior índice de precipatações no estado de São Paulo.
🎐Os ventos atingiram quase 60 Km/h, segundo medição da estação meteorológica da Esalq-USP.
Uma força-tarefa de diferentes secretarias da prefeitura, Corpo de Bombeiros e demais órgãos atuam nos trabalhos de limpeza e monitoramento. A primeira solicitação foi registrada às 9h45 de terça-feira (9). Veja locais:
Avenida Dona Francisca
Estrada de acesso ao Engenho Central
Avenida Pompeia
Avenida Fioravante Cenedese, em Artemis
Rua Luiz de Camões
Rua José Rosário Losso
Avenida das Ondas
Avenida Centenárioa
Rua Maria Maniero
Rua José de Alencar
Parque Natural do bairro Santa Teresinha
Segundo informações da Defesa Civil, a maioria das ocorrências envolveu impacto de árvores e galhos na rede elétrica e na sinalização viária.
"Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Segurança Pública, Trânsito e Transportes e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, a Defesa Civil, Guarda Civil, além da CPFL e do Corpo de Bombeiros, atua continuamente desde ontem, 09/12, para amenizar os danos causados pela chuva e vento que atingiram o município.
Árvora cai e fecha faixa da Avenida Centenário em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Avenida Centenário
Uma árvore de grande porte caiu durante as chuvas intensas na Avenida Centenário em Piracicaba (SP)a cidade na noite desta terça-feira (9).
A via chegou a ficar totalmente interditada em três pontos, houve lentidão no trânsito no trecho, que já é um dos mais movimentadas da cidade e dá acesso a diferentes bairros e outras avenidas importantes.
Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) estiveram no local para sinalizar o trecho, monitorar e orientar os motoristas. A árvore já foi retirada da via e os veículos seguiam por uma faixa liberada da via no início da manhã.
🌳O Inmet emitu alerta laranja de perigo para tempestades. Veja, abaixo, na reportagem.
Carro fica preso em buraco de obra aberto após chuvas que atingiram Piracicaba na região do Campestre
Reprodução/EPTV
Carro 'preso' em buraco
Ainda durante as chuvas, uma motorista ficou 'presa' em um buraco no Bairro Campestre, na esquina da Avenida Laranjal Paulista e Rua João José da Conceição.
Equipes da Prefeitura estiveram no local. O veículo já foi retirado da via.
Em Artemis, uma outra árvore de grande porte caiu, atingiu a fiação da rua, quebrou uma caixa d'água e danificou um banheiro público.
Árvore de grande porte cai e causa transtornos no Distrito de Artemis em Piracicaba durante chuvas que atingiram a cidade
Edijan Del Santo/EPTV
Estação elevatória
A Estação Elevatória da região do bairro São Jorge transbordou. Parte do material atinge a rodovia. De acordo com a Mirante, concessionária responsável, a água acumulada no local resulta de uma obstrução na rede de drenagem, que também afeta o desempenho da Estação Elevatória.
A Mirante comunicou a situação à Prefeitura, responsável por esse sistema, para que sejam tomadas as medidas de regularização.
A Prefeitura afirmou em nota que o trecho onde ocorre o problema, na Rodovia Samuel de Castro Neves, km 153, é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos , e disse que vai acompanhar o caso.
O DER-SP informa que o recebeu notificação do vazamento de água proveniente de tubulação às margens da via nesta quarta-feira.
"Assim que identificado, uma equipe da Unidade Básica de Atendimento (UBA) foi enviada ao local, para sinalizar o trecho e ser monitorado – uma equipe do DER em conjunto com a Prefeitura Municipal de Piracicaba também se encontra no local, dando apoio para desobstruir a tubulação no menor prazo possível", disse.
Estação Elevatória da Região do São Jorge em Piracicaba transborda após chuvas intensas
Edijan Del Santo/EPTV
Chuvas intensas
Piracicaba (SP) somou 103,1 milímetros (mm) das 7h às 23h59 desta terça-feira (9) . Esse é o maior volume de precipitação já registrado na cidade em todo ano de 2025, segundo dados da Estação Meteorológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-USP (Esalq-USP) na cidade.
Em toda séria histórica de medições da estação da Esalq em Piracicaba desde 1917, quando a coleta de dados foi iniciada no campus da USP na cidade, a marca de 103,1 mm em um único dia só foi superada na década de 1940, quando registrou 111 e 108 mílímetros nos anos de 1944 e 1948, respectivamente.
Piracicaba tem um dos maiores volumes de chuvas acumulados em 24 horas
Reprodução/EPTV
Na medição preliminar, feita das 7h às 16h, a cidade somava 48 milímetros de chuvas entre o ínicio da manhã e meio da tarde desta terça-feira (9), das 7h às 16h8.
Antes desse recorde, o maior volume de chuvas já registrado em 2025 tinha sido verificado pela Estação Esalq em 18 de fevereiro deste ano, quando os dados coletados apontaram 36,8 mm.
🌧️As chuvas foram mais intensas entre 21h às 23h. A velocidade dos ventos foi 59 Km/h nesse horário.
❄️As temperaturas também ficaram abaixo dos 25ºC, com máximas de 22ºC e mínimas de 18ºC em Piracicaba.
Chuvas causam quedas de árvores na região
Terceiro maior volume desde 1917
Segundo dados da Estação Meteorológica da Esalq, Piracicaba soma 122,3 milímetros de chuvas no acumulado dos primeiros nove dias de dezembro de 2025. A média histórica de precipitação para o período é de 195,7 mm.
Dias devem seguem seguir chuvosos na região de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Alerta de temporais
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja de perigo para chuvas intensas e temporais em toda região de Piracicaba (SP) entre esta segunda (8) e terça-feira (9). Nos próximos dias, as temperaturas devem cair e há chances de ventania e granizo.
⛈️O aviso do Inmet prevê ventos de 60 a 100 km/h, queda de granizo e chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora na região de Piracicaba.
Chuvas em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Um novo ciclone extratropical, conforme descrito pelo Climatempo, se forma sobre o Sul do Brasil, segue para o oceano na costa do Rio Grande do e avança para alto-mar sempre na altura da costa gaúcha.
Um sistema de baixa pressão forma nuvens de chuvas e um cavado metereológico aumenta as chances temporais, com ventos intensos.
O deslocamento do ciclone extratropical, em formação no Sul do Brasil, que influencia o clima no Sudeste, mas não passa sobre essa região.
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Ciclone
Um novo ciclone extratropical em formação entre segunda (8) e terça-feira (9) deve mudar o tempo no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste e colocar milhões de pessoas em alerta para temporais, ventania intensa e ondas fortes.
O sistema, descrito pela Climatempo como de forte intensidade, deve apresentar pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa — condição que costuma potencializar tempestades severas e rajadas acima de 100 km/h.
A partir de quarta (10), quando o ciclone já estará totalmente organizado e avançando para alto-mar na altura do litoral gaúcho, rajadas entre 90 km/h e 120 km/h podem atingir áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sobretudo regiões serranas e litorâneas.
De acordo com o Climatempo, o processo de formação do ciclone extratropical e da frente fria estimula ventos fortes e temporais em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, mas não vai passar sobre nenhuma área destas regiões.
Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que a passagem de uma frente fria criará condições favoráveis para chuva forte, com raios, rajadas de vento que podem superar 70 km/h e possibilidade de granizo isolado em diversas regiões.
Em caso de emergência, os contatos devem ser feitos com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Previsão do tempo
Piracicaba
Quarta-feira (10): temperatura mínima de 19 °C e máxima de 28 °C
Quinta-feira (11): temperatura mínima de 20 °C e máxima de 30°C
Limeira
Quarta-feira (10): temperatura mínima de 19 °C e máxima de 28 °C
Quinta-feira (11): temperatura mínima de 20 °C e máxima de 30°C
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba