Chuva forte com granizo causa alagamentos e quedas de árvores na região de Sorocaba
12/01/2026
(Foto: Reprodução) Morador de Sorocaba registra formação de fortes pancadas de chuva, quedas de árvores e granizo
Uma forte chuva acompanhada de granizo atingiu a região de Sorocaba (SP) no início da tarde desta segunda-feira (12). Moradores receberam um alerta da Defesa Civil pedindo atenção e cuidados diante das condições climáticas adversas.
O aviso foi enviado por meio do sistema cell broadcast, ferramenta utilizada em situações de desastres severos e extremos. A tecnologia usa a rede de telefonia para disparar alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro que interrompem temporariamente o uso do aparelho.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A mensagem chegou por volta das 15h e alertava para chuva forte e persistente, raios, ventos e granizo nas regiões de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora (SP).
Em Sorocaba, o temporal provocou alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, foram registradas três quedas de árvores na Avenida Afonso Vergueiro, na Rua Pilar do Sul e na Rua Professor Toledo. Neste último endereço, a via precisou ser interditada temporariamente, com agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) orientando o tráfego. Também houve o desabamento de um galpão na Rua Anuar Dequech, no bairro Iporanga.
Um morador da cidade registrou o momento da formação das nuvens de chuva e o início da tempestade. Veja acima.
Queda de árvore na Rua prof Toledo em Sorocaba (SP) atinge veículos que estavam estacionados.
Reprodução/Alan Maitam
⛈️Chuvas de verão
Nuvens carregadas em Sorocaba
Reprodução/Kelly Rosa Baptista
De acordo com a Defesa Civil do Estado, as fortes pancadas de chuva registradas nesta época do ano são conhecidas como chuvas de verão. Elas ocorrem principalmente devido às altas temperaturas, que intensificam o aquecimento do solo. Esse calor, aliado à elevada umidade do ar, favorece a formação de nuvens carregadas, capazes de provocar chuvas intensas em curto período, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e granizo.
Ainda segundo o órgão, esses eventos são mais frequentes entre a tarde e a noite, quando o aquecimento da superfície atinge seu pico. Durante a manhã, o sol aquece gradualmente o solo e, ao longo da tarde, o calor acumulado faz com que o ar quente e úmido suba com maior intensidade, favorecendo a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, conhecidas como cumulonimbus. Esse processo aumenta a instabilidade atmosférica, tornando as pancadas de chuva mais intensas e localizadas.
Em Votorantim (SP), no bairro São Lucas, o temporal veio acompanhado de granizo e rajadas de vento, causando prejuízos em uma casa que foi atingida por chapas de alumínio. Já em Piedade (SP), um morador do bairro Jurupará, na zona rural do município, registrou pedras de granizo caindo no quintal da residência.
Temporal veio com muito granizo e rajada de vento, causando prejuízo em uma residência em Votorantim (SP)
Reprodução
Em Salto de Pirapora (SP), uma casa desabou, mas ninguém ficou ferido. Engenheiros da prefeitura foram acionados para avaliarem se houve comprometimento estrutural do imóvel atingido ou de casas vizinhas. A Secretaria de Desenvolvimento Social também foi acionada para prestar auxílio emergencial à família afetada, incluindo, se necessário, encaminhamento para abrigo.
Na Rodovia João Guimarães, uma árvore caiu e interditou a via. A CPFL foi acionada para realizar o desligamento da energia elétrica, e, por conta da queda, diversos pontos da cidade ficaram sem energia, incluindo o bairro São Lucas e parte dos bairros Quintas e Portal.
No bairro Jd. Teixeira, houve uma ocorrência de alagamento, mas o nível da água havia reduzido no início da noite. Foram registrados rompimentos de algumas tubulações de água, além da queda de árvores em pontos da região central. As árvores já estão sendo cortadas e liberando as vias.
Desabamento de um galpão na Rua Anuar Dequech, no bairro Iporanga.
Reprodução/Defesa Civil
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM