Casos graves de influenza entre crianças e adolescentes quase dobram em 2 anos na cidade de SP
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Casos graves de influenza entre crianças e adolescentes quase dobram em SP
Os casos graves de influenza entre crianças e adolescentes até 14 anos cresceram na cidade de São Paulo e quase dobram nos últimos dois anos. O motivo se deve à queda na cobertura vacinal.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, neste ano, já foram registrados 706 casos, acima dos 655 no ano passado. Em 2023, tinham sido 361.
Casos de influenza na cidade de SP
Reprodução/TV Globo
🔎Para entender: a influenza é o vírus que transmite a gripe. No Brasil, os tipos de vírus influenza de maior circulação são a influenza A e a influenza B. A vacina protege contra três cepas diferentes do vírus – H1N1 e H3N2 (influenza A) e um da influenza B.
Os grupos de risco incluem crianças, gestantes e idosos acima de 60 anos, que têm direito à imunização gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).
O médico infectologista Álvaro Furtado da Costa, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ressalta que a vacinação é um jeito simples de prevenir casos graves e evitar internações.
O objetivo da vacina é impedir a gravidade de doença. Com uma baixa cobertura vacina para esses vírus respiratórios que causam a sindrome respiratória aguda grave, a população fica mais suscetível a internar.
De acordo com ele, nos últimos tempos, essa cobertura de vacina de gripe, influenza e também de covid caiu muito. "A população não consegue entender que a vacina é para previr gravidade", afirma.
Sintomas de influenza
Os sintomas mais comuns da gripe são: tosse (geralmente seca), febre, dor de cabeça, dores no corpo e mal-estar e cansaço. Podem ocorrer dor de garganta, diarreia (especialmente em crianças) e coriza ou congestão nasal (nariz entupido).
A gripe pode ter sintomas bem parecidos aos da covid-19, mas seu período de incubação tende a ser mais curto, ou seja, os sintomas surgem rápido (de um dia para o outro, muitas vezes) e a piora no quadro tende a ser aguda.
Se os sintomas forem mais intensos, como febre persistente, dificuldade para respirar ou cansaço extremo, é fundamental procurar ajuda médica o quanto antes.
LEIA TAMBÉM: Gripe, resfriado, covid-19 ou dengue: entenda diferenças e sintomas
Veja também:
Veja os vídeos que estão em alta no g1